10 Benefícios Do Azeite Extra Virgem

Ouça Este Artigo
Getting your Trinity Audio player ready...

Neste artigo você vai descobrir os 10 benefícios do azeite extra virgem, é um alimento que pode ser muito benéfico quando consumido em uma dieta saudável. Falamos mais abaixo sobre as vantagens.

O azeite extra virgem é um produto amplamente utilizado na gastronomia, principalmente por seu sabor suave. No entanto, também é frequentemente usado porque é considerado muito bom para a saúde.

Há anos se diz que é capaz de fornecer benefícios à saúde, quando incluídos em uma dieta saudável. Portanto, não surpreende que continue sendo objeto de pesquisa.

Tanto é o interesse que esse alimento gera, que não para de tirar proveito de diversas questões. Ou seja, além de ser utilizado na preparação de várias receitas, é utilizado em cosméticos. Por exemplo, na produção de sabonetes, cremes modeladores, xampus hidratantes e banhos de creme.

Ainda não inclui azeite de oliva extra virgem em sua dieta? Contamos 10 benefícios importantes para incentivá-lo a consumi-lo com mais frequência.

azeite extra virgem

Benefícios do azeite extra virgem

Demonstrou-se que o azeite extra virgem contém antioxidantes, gorduras monoinsaturadas e ácido oleico. Três substâncias que têm sido associadas à redução do risco de doença cardíaca coronária e à melhoria da saúde cardiovascular em geral.

Além disso, há um estudo que confirma que o azeite é um produto seguro, o que pode ajudar a reduzir a incidência de úlceras por pressão.

  1. Ajuda você a perder peso

Salada com azeite de oliva extra virgem é uma ótima entrada na sua refeição. O azeite extra virgem é um alimento que pode ser incluído em uma dieta para perder peso, pois contém gorduras saudáveis. No entanto, deve sempre ser consumido com moderação, pois seu consumo excessivo pode ter um efeito laxante.

Obviamente, se queremos melhorar a dieta e perder peso de maneira saudável, devemos procurar um endócrino ou nutricionista para nos dizer o que é mais apropriado para o nosso caso.

De acordo com um estudo publicado em 2018: «uma dieta enriquecida com azeite de oliva seguida por pelo menos três meses pode diminuir o peso, a circunferência da cintura e o IMC (índice de massa corporal), em indivíduos sem eventos cardiovasculares anterior.

  1. Aliviar um pequeno desconforto

Devido ao seu conteúdo oleocantal, o azeite tem uma certa ação anti-inflamatória. Portanto, poderia ajudar a reduzir a dor nas articulações e nos músculos.

No dito popular, diz-se que a massagem com um pouco do óleo ajuda a aliviar a dor o inchaço de uma parte localizada do corpo. No entanto, para obter esse benefício, seria necessário consumir azeite de oliva em uma dieta saudável e, é claro, no quadro de um estilo de vida ativo.

Siqueira



  1. Pode impedir a deterioração mental

Devido ao seu conteúdo de gorduras monoinsaturadas saudáveis, o azeite e, em geral, a dieta mediterrânea, que pode atrasar a deterioração mental, que está ligada a doenças mentais como a doença de Alzheimer. No entanto, os estudos ainda não são conclusivos.

  1. Teria propriedades anticâncer

Embora revisões recentes indiquem que são necessárias mais pesquisas em modelos humanos, existe uma hipótese de que o consumo de azeite de oliva possa reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.

Esse importante efeito pode estar relacionado ao alto teor de ácido oleico, que é o ácido graxo predominante neste alimento.

  1. Seria um bom aliado contra o diabetes

Azeite extra virgem é um aliado contra a diabetes. Em um estudo publicado pela revista científica Diabetes Care, foi revelado que qualquer dieta mediterrânea que inclui azeite é capaz de reduzir os casos de diabetes tipo II em até 50%.

Isso ocorre porque esse alimento contém gorduras saudáveis ​​que podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e a produção de insulina.

  1. Melhora a resposta imune

O azeite é rico em antioxidantes e outros nutrientes essenciais que podem ajudar a aumentar a atividade do sistema imunológico. Portanto, existem pessoas que o consomem regularmente para manter (ou melhorar, conforme o caso) sua saúde. Obviamente, sempre dentro de uma dieta saudável, pois, caso contrário, não é possível apreciar benefícios.

Curiosamente, foram encontradas evidências de que a função de alguns tipos de glóbulos brancos, como os linfócitos T, pode ser aumentada pelo consumo desse alimento.

  1. Ajuda a controlar a pressão sanguínea

Devido ao seu conteúdo de antioxidantes e gorduras saudáveis, o consumo regular de azeite extra virgem ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiovascular e, por extensão, pode ajudar a regular a pressão arterial diastólica e sistólica.

  1. Regula o colesterol

Costuma-se dizer que o azeite extra virgem pode ser um bom aliado em dietas destinadas a reduzir os níveis de colesterol ruim no corpo e também a regular a concentração total de colesterol.

Isso ocorre porque as gorduras monoinsaturadas que contêm aumentam os níveis de colesterol bom e moderam os níveis de colesterol ruim.

  1. Azeite virgem extra protege a saúde dos cabelos

As gorduras e nutrientes saudáveis ​​do azeite também foram utilizados para melhorar (e manter) a saúde do cabelo. Portanto, vários produtos (xampus, cremes para pentear etc.) foram fabricados com este alimento. E, felizmente, provou ser eficaz.

Além de consumir azeite extra virgem dentro de uma dieta saudável, há quem aplique máscaras caseiras feitas com este alimento, para nutrir, amaciar e revitalizar os cabelos.

  1. Hidrata a pele naturalmente

Costuma-se dizer que um dos melhores hidratantes naturais para a pele é o azeite. Por esse motivo, quem aplica o azeite na pele comenta que a nutre profundamente e amacia a pele, sem promover a produção de sebo e o acúmulo de sujeira. Obviamente, o óleo é aplicado por um período especificado e depois lavado. Eles não deixam o dia todo.

Lembre-se de que cada tipo de pele é diferente, portanto, embora o azeite possa ser muito benéfico em alguns casos, em outros é melhor consultar o dermatologista primeiro.

O azeite virgem extra multifacetado. Como vimos, o azeite extra virgem é um alimento que é frequentemente usado em vários campos, dado o potencial que possui por natureza. Se você ainda não se incentivou a integrá-lo à sua dieta, recomendamos que você o considere, pois você pode se beneficiar de várias maneiras.

Avalie Nosso Post
Por favor, siga-nos e curta-nos:

Deixe O Seu Comentário