Plantas Medicinais Do Brasil
Ouça Este Artigo
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Este blog foi desenvolvido com a intenção de levar até você informações e dicas referentes às plantas medicinais, que existem neste país.
O Brasil detém em seu território uma magnífica biodiversidade e, cerca de mais de 20 % do total de plantas existentes no mundo.
Além dessa riqueza genética, o país destaca-se como proprietário de rica diversidade cultural e étnica.
Os conhecimentos sobre o cultivo e uso das plantas medicinais, resultado do acúmulo de conhecimentos e tecnologias tradicionais, passadas de geração a geração, compõem a social biodiversidade.
Conheça As Plantas Medicinais Do Brasil
O blog Plantas Medicinais Do Brasil apresenta assuntos relevantes a receitas naturais, nomes de plantas, dicas de saúde, uso de suplementos combinando com os produtos naturais.
Uma gama diversificada de informações no que tange as vitaminas e dietas e os vídeos são apresentados como referencias e aplicabilidades.
As Plantas Medicinais Do Brasil tratará também da Farmacopeia popular do riquíssimo Cerrado. Os conhecimentos são tradicionais nas comunidades que levam a solução para o necessitado.
Os importantes registros dos saberes sobre o uso e manejo sustentável de plantas medicinais. O uso do Cerrado pelas comunidades é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente.
O estudo de plantas medicinais para a preparação de novos fitoterápicos e a coerente inclusão dos produtos naturais no Sistema Único de Saúde (SUS), valorizando a rica biodiversidade brasileira.
Plantas Medicinais Do Brasil precisa citar também o Bioma Pantanal, que é um lugar único no planeta, que com objetivo de preservar a flora, distribuir e multiplicar os exemplares.
A flora do pantanal é caracterizada pela sua riqueza de recursos naturais que são exploradas pelo homem buscando as plantas nativas com potencial medicinal.
A Planta medicinal conhecida como nó de cachorro, muito utilizada na medicina popular. O seu uso é para combater os problemas de visão, problemas nervosos, desinteria, doenças venérias e considerada um bom afrodisíaco.
As plantas medicinais por ter um potencial curativo eram e são usadas pelos índios como remédio para os males. Atualmente, como as demais espécies utilizadas para medicina popular, as plantas medicinais vêm sendo utilizadas de forma extrativista e irresponsável, desprovida de um controle eficaz conciliando exploração, preservação e conservação.
Com o crescimento do publico que vai em busca das plantas medicinais não é compatível com a produção, então se faz necessário a criação de um programa direcionado para uma farmácia viva.
Para a Embrapa Pantanal, racionalizar esta exploração indiscriminada das espécies com potencial medicamentoso.
Esta racionalização seria distinguida pela produção de mudas e sementes de tais espécies para abastecer a demanda sem agredir a mata e, consequentemente, preservar e conservar espécies nativas que poderiam ser extintas simplesmente como resultado desta prática de exploração.
O blog Plantas Medicinais Do Brasil constatou também na floresta Amazônica e a mata Atlântica os mesmos problemas de extração descontrolada podendo levar a extinção da espécie.
É muito importante aliar o conhecimento popular ao conhecimento científico, para a busca de novos medicamentos farmacoterápicos e fitoterápicos.
A união desses dois conhecimentos é um dos principais caminhos para o sucesso de pesquisas na área de plantas medicinais do Brasil.
Um benéfico para as famílias que vivem os ecossistemas florestais e de matas, que podem obter dos recursos naturais e da sua conservação seu desenvolvimento sustentado, e para a população em geral, pelo acesso a novos e eficazes produtos naturais que ajudam na cura do seu humano.